Quem sou eu

Minha foto
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, com atendimento do ensino regular e EJA 1º,2º e 3º segmento.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PROJETO RECREIO MÁGICO


GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
REPRESENTAÇÃO DE ENSINO DE MONTE NEGRO
E.E.E.F. MATO GROSSO

PROJETO: RECREIO MÁGICO

MONTE NEGRO/RO – MARÇO, 2010


                                                                                                        “Só pode ser pedagogo aquele   
                                                                                           que se encontrar capacitado para penetrar  
                                                                                    na alma infantil.” (autor desconhecido)



1.2 – DO PROJETO:

TEMA: Brincando também se aprende.
NOME DO PROJETO: Recreio Mágico
PERÍODO DE ELABORAÇÃO: Fevereiro e Março
RESPONSÁVEIS PELA ELABORAÇÃO: Marciane Rossi Santiago - (SOE)
Marineide Rodrigues
RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO: Equipe do ( SOE)
PERÍODO DE EXECUÇÃO: Ano Letivo/ 2010
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS: Gestores, Professores, Alunos das 5ª Séries da E.E.E.F. Mato Grosso e Funcionários da E.E.E.F. Mato Grosso

2 – JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista o corre-corre no período de intervalo, suas conseqüências, e a preocupação com as crianças nesse espaço de tempo, é que nasce esse Projeto com o intuito de tornar o recreio menos agressivo e prazeroso, buscando parcerias para que o elo brincar e aprender torne-se realidade na E.E.E.F. Mato Grosso, durante o ano letivo de 2008, criando um ambiente agradável para o aluno, além de proporcionar a socialização, cooperação, resgatar o espírito infantil através das cantigas de roda e brincadeiras já esquecidas.
3 – OBJETIVOS:
3.1 – GERAIS:
Propor brincadeiras saudáveis e pacíficas e um ambiente calmo para a clientela de 1ª a 5ª séries, valorizando a criança no seu lado criativo e esportivo.
3.2 – ESPECÍFICOS:
• Promover brincadeiras saudáveis.
• Verificar a redução do corre-corre no intervalo e suas conseqüências.
• Identificar o grau de socialização e cooperação dos alunos.
• Proporcionar formas de aproximação dos grupos.
• Valorizar o lado esportivo e criativo dos alunos.
• Resgatar antigas brincadeiras.
• Criar estratégias de mobilização dos professores, alunos, parceiros e demais elementos da escola.
• Transformar o ambiente escolar mais atrativo para os educandos.
4 - MOTIVADORES:
• Atividades coletivas
• Cooperação
• Integração
• União
• Participação
• Socialização
5 - RECURSOS NECESSÁRIOS:
5.1 – HUMANOS:
• Professores – Sugestões de brincadeiras, confecção de materiais.
• Alunos – Colaboradores e atores
• Gestores – Coordenação, sugestões e confecção de materiais.
• Alunos das 5ª Séries - Monitores
5.2 MATERIAIS:
• Garrafas plásticas
• Meias velhas
• Tinta
• Pincéis
• Latas
• Cordas
• Mangueira
• Sacos
• Argolas
• Penas
• Pedrinhas
• Palha de milho
• Fita adesiva
5.3 – FINANCEIROS:
• Recursos Próprios

6 – ESTRATÉGIA DE AÇÃO:
• Discussão do Projeto;
• Coleta de sugestões;
• Levantamento de materiais;
• Busca de parcerias;
• Preparação do espaço;
• Incentivo à participação de todos no projeto;
• Incentivo ao trabalho voluntário (Amigos da Escola);
• Coleta de materiais (sucatas) pelos alunos;
• Confecção de materiais;
• Pintura dos jogos: Amarelinhas, PAM, Jogos da Velha, Pedrinha;
• Pesquisa com os pais, realizada pelos alunos, para descobrir suas brincadeiras de infância.

7 – METODOLOGIA:
• Tarefas compartilhadas.
• Reunião com professores.
• Pesquisa.
• Elaboração do Projeto.
• Análise da situação da escola no horário do intervalo.
• Estabelecimento de linhas do Projeto a ser adotado.
• Escolha e preparação das ações.
• Acompanhamento do Projeto e dos monitores.
• Avaliação constante das ações.
8 – PARCERIAS:
• Alunos das 5ª Séries da E.E.F. Mato Grosso.
• Funcionários da Escola.
9 – AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá mediante aceitação e integração dos alunos nas brincadeiras desenvolvidas no período do intervalo.

10 – BIBLIOGRAFIA:

Valadares, Solange/Araújo, Rogéria – Educação Física no Cotidiano Escolar – Volume 3 Editora FAPI LTDA.

Um comentário:

  1. Fiquei imensamente lisongeada com essa homenagem e por saber que essa idéia permaneceu!
    "Não existem grandes coisas, apenas pequenas coisas feitas com amor!(M.Tereza)"
    Sempre lembro de vcs com carinho!
    Abraços!

    Marciane

    ResponderExcluir