Quem sou eu

Minha foto
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, com atendimento do ensino regular e EJA 1º,2º e 3º segmento.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

PROJETO "MOTIVAÇÃO E AUTO-ESTIMA NA EJA"



GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
REPRESENTAÇÃO DE ENSINO DE MONTE NEGRO
E.E.E.F.MATO GROSSO

PROJETO: MOTIVAÇÃO E AUTO-ESTIMA
NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

MONTE NEGRO/RO
MARÇO 2010
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Escola Estadual de Ensino Fundamental
Mato Grosso – Ano 2006.


Rua Justino Luis Ronconi, nº 2080 – Setor 01 – Monte Negro - Rondônia
Tel. 0xx 69 3530-2153 - Parecer nº 012/02 – CEE – RO .

Diretora: Ilzelene Pinto
Nível de Ensino oferecido: EJA: Educação de Jovens e Adultos -1ª a 8ª séries.

Número de Turmas por Turnos: 9

Total de alunos do EJA, primeiro semestre


Suplência Seriado Semestral –EJA

SÉRIES
1ª série: 5ª série:
2ª série: 6ª série:
3ª série: 7ª série:
4ª série: 8ª série:
TOTAL : 208



1.2 – DO PROJETO:

TEMA: Motivação na escola
NOME DO PROJETO: Motivação e Auto-estima na Educação de Jovens e Adultos
PERÍODO DE ELABORAÇÃO: Fevereiro a março
RESPONSÁVEIS PELA ELABORAÇÃO: Elias José da Cruz - (SOE);
RESPONSÁVEIS PELAS MODIFICAÇÕES: Corpo Técnico e doscentes;
PERÍODO DE EXECUÇÃO: Ano Letivo/ 2010
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS: Gestores, Professores, Alunos das 1ª ao 8ª Séries (EJA).

2 – JUSTIFICATIVA:


O aluno da EJA – Educação de Jovens e Adultos trata-se de um público que historicamente vem sendo excluído, quer pela impossibilidade de acesso à escolarização, quer pela exclusão da educação regular ou pela necessidade de trabalhar. São alunos que na sua maioria, estão inseridos no mercado de trabalho, ou que ainda esperam nele ingressar, visam à certificação para manter sua situação profissional ou para o próprio conhecimento, objetivando a melhoria da qualidade de vida, ambos tiveram que romper barreiras preconceituosas, geralmente transpostas em função de um grande desejo de aprender.
Estes alunos tem a característica de responder pelos seus atos e palavras, além de assumir responsabilidades diante dos desafios da vida. Eles quando chegam à escola, trazem consigo muitos conhecimentos “assistemáticos” ou o que podemos chamar de “saberes nascidos dos seus fazeres”, o que gera também muitos “medos”, pouca auto-estima e pouca motivação para aprender, o que leva à índices consideráveis de evasão escolar.
Sabemos que a problemática da evasão escolar no contexto da EJA (Educação de Jovens e Adultos), está muito presente em diversas escolas brasileiras, é uma questão que necessita de um olhar diferenciado, analisando o tema em questão nesta modalidade de ensino, acreditamos que as possíveis causas da evasão escolar no público EJA nas instituições de ensino possam ser levada pela desmotivação das famílias, baixa auto-estima dos alunos, falta de perspectiva de vida, trabalho enfadonho e a distância da escola, em fim, são diversos problemas, todos estes fatores tem sido relevante para causar a evasão no público EJA, este problema nós chama atenção.
Pretendemos com este trabalho apresentar propostas que venha amenizar esta problemática, pois pesquisando as possíveis causas da evasão escolar, o que leva o aluno a distanciar-se da escola. Nos enquanto escola precisamos analisar cuidadosamente, esta situação tão relevante, que necessita de uma atenção especial, com que venha de encontro a amenizar esta problemática, pois não é uma realidade que enfrentamos somente em nossa escola, mas nas escolas de todo o Brasil.

3 – OBJETIVOS:

3.1 – GERAL:

Desenvolver ações que possibilite a elevação da motivação e auto-estima do público EJA, proporcionando momentos saudáveis, um ambiente agradável e motivador para a clientela de 1ª a 8ª séries, da EJA, valorizando a criatividade dos discentes e buscando uma melhor socialização no ambiente escolar.

3.2 – ESPECÍFICOS:

• Proporcionar aos discentes, momentos de interação e socialização com dinâmicas e brincadeiras saudáveis.
• Contribuir na motivação e elevação da auto-estima dos alunos;
• Conscientizar sobre a evasão escolar e suas conseqüências na vida educacional;
• Identificar o grau de socialização e cooperação dos alunos.
• Proporcionar momentos de diálogos, reflexões e socialização entre os grupos.
• Desenvolver e despertar nos alunos a criatividade, valorizando suas habilidades e talentos artísticos, na elevação da motivação e auto-estima;
• Transformar o ambiente escolar mais atrativo para os educandos.
• Desenvolver atividades diversas para melhorar a motivação a auto-estima;
• Aperfeiçoar a leitura melhorando assim a compreensão nas diversas áreas do conhecimento.

3.3 - ESTRATÉGIA:

• OFICINAS:
Pretendemos oferecer momentos com oficinas, onde os alunos terão a oportunidade de desenvolver na prática suas habilidades artísticas, confeccionando e produzindo os mais variados trabalhos, também acontecerá em momentos diferenciados, os ensaios para as diversas apresentações, que serão expostas na “Feira Cultural” no encerramento do presente projeto, as mesmas irão ocorrer uma vez por semana, durante nas aulas de arte, sob a orientação da professora responsável pela referida disciplina, com as turmas de 1ª ao 4ª e 5ª a 8ª séries, ficando a critério dos alunos a produção dos trabalhos extraclasses. Os materiais necessários para o desenvolvimento das oficinas a escola estará disponibilizando, apenas parte do material na medida do possível, conforme sua situação financeira, os demais ficarão por conta dos próprios alunos, levando em conta que a maior parte dos materiais que serão utilizados serão reciclados.

• PALESTRAS:
No decorrer do semestre estará sendo desenvolvidas pequenas palestras, de forma individual com as turmas de 1ª a 8ª séries, com temas voltados para a motivação, ministrados por profissionais da área, por intermédio do SOE – Serviços de Orientação Escolar, onde haverá momentos de apresentações de vídeos, leituras de mensagens motivadoras e dinâmicas, entre outras etc.

4. META:

Aumentar o índice de freqüência e reduzir a evasão escolar durante o ano letivo de 2010.

5. METODOLOGIA:

● Realização de oficinas, aconteceram em duas etapas, momentos com as turmas de 1ª a 4ª series e 5ª a 8ª séries.
● Apresentação de vídeos;
● Leitura de mensagens motivadoras;
● Momentos de dinâmicas;
● Depoimentos e debates momentos de socialização;
● Preparação do espaço e produção dos materiais (pintura em tecido, telas, trabalho com reciclagem, customização, bordado, confecção de flores, crochê;
● Exposição da feira cultura, (encerramento);
● Apresentações das diversos talentos, bem como; música, dança, violão, contar piada, (encerramento);
● Apresentação de coreografia, alunos do 5ª ano (vespertino), (encerramento);

7.1 – HUMANOS:

• Professores – Sugestões de brincadeiras, confecção de materiais.
• Alunos – Colaboradores.
• Gestores – Coordenação.
• Alunos das 1ª a 4ª e 5ª a 8ª Séries -
• Possíveis amigos da escola. (pintura e artesanato);
• Possíveis profissionais da área de Psicologia, palestras;


7.2 RECURSOS MATERIAIS:

• Garrafas plásticas;
• Tinta para tecido;
• Pinceis;
• Papel kraft;
• Jogo de Dama, dominó, boliche e jogos de cartas;
• Fita adesiva;
• Colas;
• Cartolinas;
• Papel cartão;
• EVA;
• Sulfite;
• Tesouras;
• Tinta para impressora;
• Aparelho de som;
• Data Show
• Microfones;
• Caixa amplificada
• Isopor

7.3 – FINANCEIROS:

• Os recursos financeiros necessário, serão disponibilizado, na medida do possível, de acordo com a situação financeira da escola.

8 – AVALIAÇÃO:

A avaliação será continua, por meio de observações, ocorrerá durante a execução do projeto, ou seja, durante o primeiro e segundo semestre do ano letivo.

6 comentários:

  1. Ah, faltou as dinâmicas e as oficinas realizadas!

    ResponderExcluir
  2. achei esse projeto maravilhoso com um conteúdo rico de informações .

    ResponderExcluir
  3. Adorei o projeto; Corresponde as expectativas de baseado neste construirmos um projeto também à nossa escola. (escola Antonio Castro no Amapá)Obrigado por divulgar o projeto,

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Vou usá-lo como referência para planejar um para a escola.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se o projeto alcançou os objetivos desejados e se foi aplicado também nos anos posteriores.

    ResponderExcluir